• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

E o Dia Mundial da Prematuridade em 2013 foi assim...

22/11/2013

O Prematuridade.com, como não poderia ser diferente, preparou ações especiais para o Dia Mundial da Prematuridade se tornar cada vez mais reconhecido. Desde o início de novembro, publicamos na nossa página do Facebook dados alarmantes sobre a prematuridade no Brasil e veiculamos medidas importantes de prevenção do parto prematuro, sempre utilizando hashtags como #DiaMundialdaPrematuridade, #NovembroRoxo e #WorldPrematurityDay e contando sempre com a colaboração das famílias e amigos de bebês prematuros.

Nosso objetivo nesse dia foi chamar a atenção das pessoas para o alto índice de prematuridade no nosso país e as consequências para o bebê, sua família e a sociedade. Também foi importante refletirmos sobre a qualidade e a humanização do atendimento a esses bebês nas UTI’s.

Criamos exclusivamente para essa data uma camiseta que foi um sucesso!

[caption id="attachment_9518" align="aligncenter" width="640" caption="Equipe do Prematuridade.com vestindo a camisa literalmente!"][/caption]

Pedimos às pessoas que vestissem algo roxo no dia 17: uma camiseta, um lenço, um boné, para demonstrar apoio à causa dos bebês prematuros e nos enviassem seus registros. O resultado foi emocionante! Centenas de mensagens mensagens com fotos de famílias inteiras vestindo roxo. Foi lindo ver o engajamento de todos na nossa causa. Nosso objetivo era fazer um #NovembroRoxo. E conseguimos! Parabéns a todos os envolvidos!!! Aqui estão os lindos murais que organizamos durante a semana:

Em Porto Alegre, houve uma mobilização específica também. Para marcar o Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade no calendário brasileiro, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) promoveu uma campanha especial, em parceria com a Sociedade de Pediatria de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do Paraná e com o apoio do Instituto Abrace e do Grupo de Apoio ao Prematuro Viver e Sorrir. O evento aconteceu domingo, dia 17 de novembro, no Parque da Redenção, desde às 9 horas até próximo das 17 horas.

Uma das pessoas que esteve à frente dessa ação foi a Dra. Rita Silveira, chefe da neonatologia do HCPA. A tenda foi organizada pela Agência Azza Digital, de São Paulo. O Gerente de Projetos Thiago Ghougassian distribuiu ao público folders com informações sobre a prematuridade e bottons com o símbolo da campanha.

O lema da campanha foi: “Nascer adiantado não significa ficar atrasado” e mostrou grandes personagens, como o físico Albert Eistein, a bailarina Anna Pavlova, o cantor Stevie Wonder e o matemático Isaac Newton, que nasceram antes da hora e estiveram a vida toda à frente do seu tempo. Veja abaixo (você pode acessar a imagem original clicando sobre ela):

Para a Dra. Rita, todo dia é do prematuro. Ela diz: “Essa data de 17 de novembro é mundialmente comemorada e fazer uma ação chamando a atenção para as necessidades de cuidados ao prematuro é uma obrigação social de todos nós. Nesse sentido, o dia 17 de novembro foi especial, porque, pela primeira vez, pude participar de algo público, estando na rua para falar de premautridade e, assim, encontrando familias prematuras para partilhar de suas vivências.”

Diversas famílias estiveram presentes na ação. O Prematuridade.com encontrou algumas pela tarde e registrou esses momentos:

O papai Alessandro, a esposa Camila e a prematurinha Ana Clara estavam passeando por lá. Vejam como está linda a Ana Clara, que nasceu de 26 semanas e completou 1 ano recentemente.

[caption id="attachment_9539" align="aligncenter" width="640" caption="Camila, Alessandro e Ana Clara"][/caption]

[caption id="attachment_9540" align="aligncenter" width="640" caption="Ana Clara"][/caption]

Francine Morais e Éder Anflor são acadêmicos de Enfermagem da UFRGS e acham muito importante fazer essa campanha intensa nos hospitais também. Eles adoraram visitar a tenda e conhecer o nosso site.

[caption id="attachment_9544" align="aligncenter" width="640" caption="Thiago com Francine e Éder"][/caption]

Jéssica Feitosa já conhecia o Prematuridade.com e, por isso, vestiu-se de roxo junto com a sua filha Sofia, que nasceu de 28 semanas e hoje está uma fofura de 2 anos e 2 meses!

[caption id="attachment_9545" align="aligncenter" width="640" caption="Jéssica e Sofia"][/caption]

Milton estava aproveitando o domingo ensolarado pela Redenção com o seu pequeno Davi quando viu a ação acontecendo e resolveu parar para conhecer a campanha, pois o seu filho nasceu de 7 meses e meio.

[caption id="attachment_9548" align="aligncenter" width="640" caption="Milton e seu filho Davi"][/caption]

O lindinho Jorge, filho do Junior e da Sabrina, nasceu prematuro de 25 semanas e com 800 gramas. Eles são amigos da família da pequena Ana Clara, que conheceram na UTI do Hospital Mãe de Deus, onde o Jorginho ficou por 4 meses. Eles souberam do evento e resolveram dar uma passada lá. Assim como a Ana Clara, o Jorginho também completou 1 aninho!

[caption id="attachment_9549" align="aligncenter" width="640" caption="Sabrina, Junior e Jorge"][/caption]

Daena é mãe do Bernardo, um guerreirinho prematuro de 27 semanas que ficou 75 dias internado. Ela já sabia que era para vestir roxo no dia 17 de novembro e trouxe, junto com seu filho, a sua mãe, dona Valdíva. Bernardo também é do grupo do Hospital Mãe de Deus e completou 1 ano de vida.

[caption id="attachment_9550" align="aligncenter" width="640" caption="Daena com Bernardo e sua mãe Valdíva"][/caption]

Luísa Vitória já faz parte do nosso site e teve sua história contada há um tempinho atrás. Hoje ela tem 1 ano e 3 meses e está uma gracinha! A mãe Cassiane a levou para participar da ação na Redenção juntamente com o pai de Luísa, Sérgio, assim como a tia Cássia e a avó Eunice.

[caption id="attachment_9551" align="aligncenter" width="640" caption="Luísa Vitória e sua mãe Cassiane"][/caption]

[caption id="attachment_9525" align="alignright" width="225" caption="Thiago, nossa jornalista Brunna e Dra. Rita"][/caption]

Fica um sentimento de que devemos nos unir, orientando as famílias para buscar atendimento seguro e precoce, logo após a alta do hospital. Segundo a Dra. Rita, “não adianta investir milhões de reais em tecnologia na UTI Neonatal, se não acompanhar as crianças com toda a adequação necessária após a alta. As vacinas são importantes, o estímulo de acordo com a etapa evolutiva para prevenir agravos ao desenvolvimento, a nutrição adequada em quantidade e a qualidade de nutrientes. Tudo isso é fundamental e necessário.” A palavra da especialista em neonatologia é de que, infelizmente, ainda faltam orientações sistemáticas para os prematuros, e ela completa: “Não podemos fazer igual a uma criança que nasce de tempo certo nas consultas, já que o acompanhamento diferenciado é que garantirá qualidade de vida futura”.

A equipe do Prematuridade.com agradece a atenção especial da Dra. Rita Silveira e de Thiago Ghougassian, que nos deram toda a atenção e suporte nesse dia.

Um beijo super especial aos pequenos e as suas famílias que encontramos no Parque da Redenção.

Obrigada a todos que fizeram o Dia Mundial da Prematuridade um dia tão lindo e tão roxo!! :)

Com carinho,

Equipe Prematuridade.com

Atualização feita em 30 de novembro de 2013:
Segue abaixo a versão completa do mural número 01. ;)

 

(Fotos exclusivas para uso do Prematuridade.com)


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se