• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Dicas de alimentação para quem amamenta

01/07/2011


     "Proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e muitas fibras. Os nutrientes indicados para as mães que estão amamentando são os mesmos que qualquer pessoa saudável deve consumir. A única diferença é que, nesse período, a mulher precisa comer em maior quantidade para compensar o gasto calórico, que agora é maior. De acordo com o pediatra Paulo Pachi, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e jurado do II Prêmio SAÚDE!, as mães chegam a perder de 500 a 800 calorias diárias em decorrência do aleitamento. “Naturalmente, a mulher sente mais fome e, por isso, deve se alimentar bem até ficar saciada", aconselha.



     Nenhum alimento é proibido durante a amamentação. Mas os médicos recomendam dosar o consumo de cafeína. A ordem é não exagerar no café, chá preto e refrigerantes à base de cola, principalmente à tarde e à noite, pois essas bebidas podem prejudicar o sono do bebê. Quanto ao álcool, alguns estudos recentes mostram que ele pode contaminar o leite materno e interferir no sistema imunológico do bebê.

     Água também é indispensável nessa fase. O corpo feminino necessita de uma boa reserva desse líquido para manter a produção láctea. O ideal é consumir quatro litros por dia, incluindo sucos e chás.

     Os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 também não devem faltar no cardápio da mamãe. Eles são encontrados em peixes de água fria (salmão, truta, atum, bacalhau, anchova e arenque) e são importantes não só porque fazem um bem danado ao coração. Na verdade, são os únicos que melhoram a qualidade do leite materno. "O cérebro do bebê é formado basicamente por gordura e a ingestão desses alimentos pela mãe reforça as propriedades do leite materno essenciais para o desenvolvimento desse órgão", explica o pediatra Paulo Pachi. Além disso, ingerir essas gorduras do bem pode aumentar a sensação de saciedade nos bebês mais vorazes."



     Fonte: Bebe.com.br



  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se