• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Conscientização no Dia Mundial da Prematuridade 2016

17/11/2016 prematuridade-capa-dmp-02

O Brasil é 10° país no ranking mundial da prematuridade, tema apoiado pela Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com. Gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais, tabagismo e a desinformação são alguns dos desencadeadores da prematuridade no Brasil, segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Para lembrar a data, representar os interesses e lutar pelos direitos e bem-estar dos bebês prematuros e de suas famílias, a Organização prepara ações no Congresso Nacional, em Brasília, buscando instituir formalmente 17 de novembro como Dia Nacional da Prematuridade no país, e pôr em prática iniciativas que visam reduzir a incidência da prematuridade e diminuir os danos à saúde dos bebês, causados pelo nascimento antecipado. Estão em tramitação no Congresso projetos que estabelecem diretrizes de enfrentamento do parto prematuro no país (PLS 742/2015) e uma Proposta de Emenda à Constituição sobre a extensão da Licença Maternidade para mães de prematuros - PEC 99/2015.

A ONG Prematuridade.com trabalha, principalmente, com projetos de prevenção ao parto prematuro, à educação continuada para equipes neonatais e também na busca de políticas públicas voltadas à questão da prematuridade. Unindo e levando todas essas demandas, a ONG estará no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, no dia 17 de novembro de 2016. O chamado Novembro Roxo, reconhecido internacionalmente pela luta, ainda não tem representatividade no Brasil como tem no exterior. Para inserir a prematuridade na agenda pública brasileira, serão distribuídos materiais informativos em um trabalho de sensibilização com parlamentares e sociedade civil. Países como Estados Unidos da América, México, Alemanha, entre outros, juntamente com a Global Illumination Initiative, iluminam de roxo - cor símbolo da causa - prédios públicos e monumentos. Alguns exemplos são Empire State Building, Niagara Falls, Portão de Brandenburgo, entre outros.

Além da ação específica preparada para o Dia Nacional da Prematuridade em Brasília, a Associação realiza ações regionais em cidades e estados brasileiros. O Estado do Paraná e alguns municípios já reconhecem oficialmente a data. A ONG também preparou um novo portal voltado àqueles envolvidos com a causa dos bebês prematuros. Na nova versão do site www.prematuridade.com, pais e familiares vão encontrar apoio e informações relevantes sobre a saúde de seus bebês. O portal traz também uma novidade: uma área especialmente voltada para profissionais da saúde, em que é possível encontrar conteúdo científico, informações sobre eventos e fóruns interdisciplinares. Há no site também um espaço de cadastramento para as famílias de prematuros; as informações presentes no formulário dessa seção serão essenciais para direcionar as ações da ONG.

Sobre a ONG Prematuridade.com

A Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com, nasceu em 10 de abril de 2011 com um blog sobre prematuridade e uma página no Facebook. Em novembro de 2014, a iniciativa foi além e nasceu a ONG Prematuridade.com! A Organização não é vinculada a nenhuma marca, empresa ou instituição, mas trabalha em parceria com esses para a realização de projetos voltados à prevenção do parto prematuro, educação continuada para equipes neonatais e a área da busca de implementação de políticas públicas voltadas à causa – “advocacy”. Hoje a entidade está ligada as mais importantes organizações internacionais dedicadas à causa, a March of Dimes e a EFCNI – Fundação Europeia para o Cuidado dos Recém-nascidos, representando o Brasil na Rede Mundial de Prematuridade - World Prematurity Network. À frente da Associação Nacional Prematuridade.com estão Denise Suguitani, fundadora e diretora-executiva, Aline Hennemann, vice-diretora executiva, e uma equipe de apoiadores das áreas de Comunicação e Conselhos Fiscal e Científico.

Foto: World Prematurity Day



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se