• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Coisas que você NUNCA deve dizer aos pais de um prematuro parte 2: a missão!

21/06/2012



Bom dia!

Brincadeiras no título do post à parte, a missão aqui é informar as pessoas sobre comentários desagradáveis que podem ser feitos aos pais de um bebê prematuro, mesmo que com intenção de ajudar. São pequenos gestos ou frases que acabam magoando alguém que já está numa situação bastante vulnerável.

Achei pertinente tocarmos nesse assunto de novo, já que no post "5 coisas que você NUNCA deve dizer aos pais de um prematuro" (de 03/06/12) fiquei surpresa ao ver o número de pais que se afastam de amigos e parentes em função de comentários insensíveis sobre seus filhos.

Por isso, convoquei e recebi a ajuda de pessoas muito queridas através do Facebook para montarmos um novo ranking de comentários proibidos. Meus agradecimentos, então, à Patrícia Oliveira, Dátila Tabella, Rita Bahu-Correa e Imara Alves pelas contribuições!

Aproveitando a deixa, selecionei da internet outras frases consideradas desagradáveis, escolhidas por mães de prematuros nos Estados Unidos. Confiram!

P.S.: e que tal criarmos uma  lista? Ficamos abertos para novas sugestões aqui pelo blog, pelo Facebook e pelo email (contato@prematuridade.com), pode ser? Podem ter certeza que estamos fazendo um bem, pois muitas pessoas que acompanham o blog são tios, avós, dindos, amigos de pais de prematuros que nos procuram para tirar dúvidas, desabafar... enfim, é importante dizermos a eles o que ajuda e o que corta o coração, não acham?

Beijos, boa 5ª feira!

Aí vão as frases...

1) "Meu bebê é mais novo e é bem maior que o seu!"

Comparação dispensável, né?

2) "Meu filho nessa idade já fazia isso ou aquilo..."

Comparação dispensável parte 2!

3) "Quanto ele pesa? (...) Nossa! O meu pesa bem mais!!!"

Mas e isso é bom ou ruim? ;o)

4) "Mas por que não podemos visitar se ele já saiu do hospital?"

"Insensibilidade à toda prova", como diz minha amiga Imara. Gente: prematuros são mais susceptíveis à doenças do que bebês que nasceram a termo, principalmente quando ainda são bem pequenos e recém-saídos sa UTI. Respeito, por favor!

5) "Mas ele parece um bebê normal!"

Resposta da mãe que ouviu essa barbaridade: "Sim, mas você achou que eu tinha parido um E.T.?" Nossa, sem comentários...

6) "Pelo menos você pode dormir bastante!"

Para conhecimento: além da preocupação com os pequenos que estão no hospital, as mães de prematuros precisam extrair leite materno regularmente (aproximadamente 3/3h) para manter a produção do mesmo enquanto seus bebês não sugam o seio.

7) "Ele está no melhor lugar para ele (hospital)"

Sim, todos sabemos que ele precisa de cuidados intensivos, mas convenhamos que o melhor lugar para um filho é sempre o aconchego do seu lar!



Fonte: http://pregnant.thebump.com/new-mom-new-dad/newborn-basics/articles/worst-things-to-say-to-moms-of-preemies.aspx





  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se