• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Caminhadas da prematuridade vestem o Brasil de roxo

13/11/2018 O dia 11 de novembro de 2018 foi marcado por caminhadas em referência ao Dia Mundial da Prematuridade.

O dia 11 de novembro de 2018 foi marcado por caminhadas em referência ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado globalmente no dia 17 desse mês. Para chamar a atenção da sociedade sobre esse tema tão importante, a ONG Prematuridade.com organizou e apoiou atividades em todo o país juntamente com hospitais, instituições e voluntários. Desde 2013, várias cidades realizam seus eventos como jornadas, palestras, caminhadas, exposições, piqueniques, rodas de conversa, entre outros, que você pode acompanhar em nosso site e nossas páginas nas redes sociais. No último domingo, as cidades de Porto Alegre (RS), Santos (SP), Salvador (BA) e Florianópolis (SC) realizaram encontros com centenas de pessoas para caminharem juntos pela causa dos bebês prematuros em determinado ponto de referência da cidade, fazendo parte de uma extensa agenda de ações promovidas em todo o país que compõem o mês conhecido como Novembro Roxo.

Em Porto Alegre (RS), a III Caminhada pela Prematuridade levou mais de 400 pessoas ao Parque da Redenção, no centro da capital gaúcha. O objetivo foi conscientizar a população sobre o parto prematuro, principal causa de mortalidade infantil no Brasil. Reunindo familiares, cuidadores, profissionais e crianças prematuras, o grupo, vestido de roxo, deslocou-se pelo parque, em uma caminhada de cerca de 30 minutos. Organizado pela ONG Prematuridade.com, contou com apoio dos parceiros Abbvie, Chiesi, Me Two, Mon Petit, Seja doce com os bebês, Hospital São Lucas da PUCRS, Hospital de Clínicas, NACES, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, UniRitter, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Divina Providência, Grupo GHC, Fundação Universitária de Cardiologia e Hospital Moinhos de Vento. (Fotos: Leonardo Curtis)

Já Santos teve a sua primeira edição da caminhada, buscando chamar a atenção para riscos em bebês prematuros. No ano passado, 440 prematuros nasceram na cidade do litoral paulista. Com percurso da Concha Acústica (Canal3) em direção à Praça das Bandeiras, as ruas ficaram coloridas de roxo com balões, cataventos e camisetas na cor da campanha. O encontro foi organizado pela ONG Prematuridade.com, teve apoio da Santa Casa de Misericórdia de Santos, Complexo Hospitalar dos Estivadores, Instituto Social Oswaldo Cruz e Grupo Esperança. (Fotos: Daniel Neris)

A 1ª Caminhada Lilás, movimento organizado em prol à sensibilização da prematuridade, saiu do Cristo em direção ao Farol da Barra, ponto turístico de Salvador (BA). A caminhada contou com a presença de profissionais, estudantes, mães, pais, bebês que nasceram prematuros e seus familiares. O trajeto teve paz, encontros, reencontros, depoimentos de mães que vivenciaram o internamento hospitalar de seus filhos, e marchinhas e gritos de guerra entoando sobre a Prematuridade. Estiveram presentes em torno de 200 pessoas. A organização foi de Edileide Lima, Espaço Saúde da Criança, Desenvolvimento Adequado com apoio de Reabilit Kids, Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Baiana de Pediatria, Saúde Kids, Grão de Amor, GNAP, Araponga Pilates e Fisioterapia, CEADI, JOP Agência Criativa e ONG Prematuridade.com. (Fotos: Cézar Reis)

Os moradores da capital catarinense se uniram para participar da II Caminhada da Prematuridade de Florianópolis (SC), reunindo mais de 300 pessoas na Avenida Beira-Mar Norte, entre o Bolsão da Casan e o Trapiche Beira-Mar na manhã do domingo, dia 11. Com apoio da ONG Prematuridade.com e Sociedade Catarinense de Pediatria, o evento foi organizado por um grupo de profissionais de saúde que atua nas unidades neonatais e de Atenção Básica da Grande Florianópolis, coordenado pela psicóloga Zaíra Custódio, da Maternidade do Hospital Universitário da UFSC, um dos centros nacionais de referência para o Método Canguru, do Ministério da Saúde, do qual ela é consultora, juntamente com Hospital Maternidade Carmela Dutra, Hospital Regional de São José Doutor Homero de Miranda Gomes, Ilha Hospital e Maternidade, Clínica Santa Helena e Governo do Estado. (Fotos: Tales Custódio)

Confira as fotos das caminhadas e demais eventos pelo Brasil aqui.



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se