• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Brasil recebe lançamento do Dia Mundial da Prematuridade, em Curitiba

11/11/2012


"O Dia Mundial da Prematuridade será lembrado pela primeira vez no Brasil no próximo dia 17 de novembro.  A data, instituída em 2009, vai ser celebrada pela classe médica brasileira e o lançamento da data acontece em Curitiba durante o XXI Congresso Brasileiro de Perinatologia. A campanha tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção de partos prematuros e também defender a adoção de tratamentos cada vez mais adequados para garantir a sobrevida dos bebês nascidos antes do tempo.

Segundo a pediatra Gislayne Nieto, do Hospital e Maternidade Santa Brígida e presidente do Congresso, a chegada dessa campanha ao país é de extrema importância para a saúde neonatal. “Temos que trabalhar em duas frentes: dando garantias de sobrevida aos bebês com a disseminação da importância de atenção especial a eles, além de trabalhar para prevenir o número de partos nessa conjuntura, diminuindo os números desses eventos e assim atenuando os riscos”, explica a pediatra. Segundo a OMS, todos os anos são cerca de 15 milhões de nascidos em partos prematuros no mundo e no Brasil a média de nascimentos com prematuridade chega a 279 mil casos ao ano.

O objetivo é que tanto o setor privado quanto o público entrem em sintonia para garantir o atendimento especial a prematuros. “Essa campanha é o início de uma nova era quando se trata de crianças com prematuridade”, comenta Gislayne. O setor de pediatria do Hospital Santa Brígida já faz um acompanhamento com as gestantes em busca da prevenção de partos prematuros, além do acompanhamento especial que dá aos casos de nascimentos precoces no Hospital. “Por entendermos a importância dessa conduta já temos um trabalho nesse sentido. E agora nosso projeto de trabalho ganha força e um dia especial para lembrarmos a importância desses cuidados”, afirma.

XXI Congresso Brasileiro de Perinatologia

Entre os dias 14 e 17 de novembro Curitiba sedia o XXI Congresso Brasileiro de Perinatologia. O evento, que é o maior da América do Sul no segmento, deve reunir mais de dois mil profissionais da área de saúde entre médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e demais profissionais afins. O congresso tem como objetivo discutir e trocar experiências sobre prevenção ao parto prematuro, cuidados com os recém-nascidos e garantia de sobrevida para esses bebês.

Coordenado localmente pela pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Brígida, Gislayne Nieto, o evento contará com a presença de 12 convidados internacionais e diversos pesquisadores renomados a nível nacional. Além disso, durante o congresso será o lançado nacionalmente o Dia Mundial da Prematuridade, em 17 de novembro, data já reconhecida e celebrada na forma de conscientização nos Estados Unidos e na Europa."

Fonte: ParanaShop.com.br


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se