• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Bebês de UTI Neo de Porto Alegre viram super-heróis no Dia das Crianças

16/10/2018 Equipe médica organizou a ação, para transformar os pequenos pacientes da UTI neonatal em super-heróis.

Aos três dias de vida, Enzo já é um super-herói. Em uma ação da equipe da UTI neonatal do Hospital Divina Providência, em Porto Alegre, ele e outros 12 bebês internados ganharam roupinhas temáticas, para celebrarem o Dia das Crianças com a família. Com a atividade, inédita na instituição, os médicos e enfermeiros quiseram mostrar aos pais que seus bebês têm a força de um super-herói, para se recuperarem logo e saírem a UTI com saúde. A ação aconteceu na quinta-feira (11). Os recém-nascidos foram vestidos com figurinos do Batman, da Mulher-Maravilha e do Superman, todos confeccionados pela equipe médica.

A mãe do "Batman por um dia" Enzo conta que se emocionou ao ver o bebê com a roupinha. "Quando abriu as portas da UTI neonatal com todos os profissionais nos esperando, senti em primeiro momento amor, fiquei muito emocionada ao ver meu filho sem o tubo de respiração, lutando pra respirar sozinho. E com uma capa de Batman, como um super-herói, que ele já é desde que nasceu", conta Greice Queli Scapini, de 30 anos, que acompanha o filho, internado após ter nascido com dificuldades respiratórias.

— Foi muito emocionante. Estamos passando por um momento de superação — disse Eduardo dos Santos Silvano, 32 anos, pai de Lavínia.

A pequena heroína nasceu no sábado (6) e, desde então, vem se recuperando na UTI, junto a outros 12 bebês. Segundo o pai, Silvano, e a mãe, Jessica Generoso dos Passos, ela já está com 1 quilo e 540 gramas e segue com uma saúde "poderosa".

— Quem não foi marcado por algum super-herói durante a infância? – refletiu Silvano. – Eu, particularmente, sempre gostei do Batman — completou.

De acordo com a coordenadora da UTI neonatal, médica Cristina Rosa Medina de Melo, momentos como esse ajudam a estimular a confiança dos pais, e fortalecer os bebês, no período delicado de recuperação. "É muito importante na recuperação do bebê. Tentamos nos colocar nos lugar dos pais e sabemos que esse momento é muito incerto, gera muita ansiedade expectativa. Para nós também, comos médicos, é como se eles fossem nossos pequenos heróis", analisa.

Na profissão há mais de 20 anos, a médica observa que o contato e o toque dos pais com os filhos é fundamental para a plena recuperação dos pequenos. "Fortalece porque o bebê tem a confiança de que, quando sair de lá, vai ser recebido com carinho e amor", afirma.

No Santo Antônio, visita de heróis

Já no Hospital da Criança Santo Antônio, também em Porto Alegre, os mais de 150 pacientes foram visitados pelos super-heróis. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa Executar Alpinismo Industrial, fantasiados de super-heróis, desceram as paredes da instituição, saudando as crianças pelas janelas.

Assista o vídeo aqui.

Fonte: G1 e Gaúcha ZH (notícia original publicada em 25/09/18).
(Fotos: Divulgação/Divina Providência)



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se