• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Atualização dos profissionais que cuidam dos prematuros: uma necessidade

06/05/2016 Fonte...

Com a mudança no perfil dos bebês que internam nas UTIs Neonatais (cada vez mais prematuros), e com todo o avanço das terapias e equipamentos utilizados na unidade, é essencial que os profissionais que lá trabalham se mantenham atualizados. Dessa forma, há grandes chances de garantir que todos os bebês recebam o melhor  e mais adequado atendimento nos hospitais.

Foi com esse objetivo que surgiu a ideia de criar um programa de educação continuada em enfermagem com foco na área neonatal. Organizado pelo Grupo Gen, com o apoio da empresa AbbVie e tendo como coordenadora a enfermeira Aline Hennemann (vice-diretora do Prematuridade.com), a revista Enfermagem em Pauta traz para os profissionais conteúdos de extrema importância, divididos em dois módulos.

Módulo 1 – 17.05 | 20h30

Cuidados com o bebê prematuro

Este módulo apresentará os aspectos do transporte neonatal, salientando as principais formas de transporte, o preparo do recém-nascido e as medidas para um transporte seguro. Abordará, ainda, a termorregulação neonatal, seus aspectos conceituais, históricos, fisiológicos e clínicos, as principais complicações da hipotermia, as intervenções envolvidas na manutenção e na estabilidade térmica do recém-nascido na ocasião do nascimento, no transporte e durante a permanência na UTIN. Também tratará dos cuidados com a pele do recém-nascido, incluindo suas funções, cuidados de higiene, proteção e hidratação. Dará destaque, ainda, a questões relacionadas à imunidade do recém-nascido, com discussões sobre infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR), epidemiologia, aspectos da sazonalidade, cuidados básicos para reduzir a transmissibilidade do VSR e imunização.

Módulo 2 – 16.08 | 20h30

Papel da Enfermagem na comunicação com os pais e cuidadores

Neste módulo, serão abordadas questões referentes à avaliação da dor na UTIN sob o ponto de vista ético, humanitário e de qualidade da assistência. Será discutida, ainda, a importância do preparo dos pais para a alta hospitalar do bebê prematuro, com enfoque especial no calendário vacinal, bem como a atuação da Enfermagem no processo de comunicação com os pais e cuidadores.

O conteúdo dos módulos estará disponível de forma impressa, podendo ser acompanhado, também, por meio de aulas transmitidas ao vivo pela internet, disponibilizadas para consulta no site www.enfermagemempautanaweb.com.br.

Para acessar os módulos, acesse esse link.

Compartilhar conhecimento é contribuir para a vida de todos!



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se