• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Agosto Dourado é instituído oficialmente no Brasil

02/05/2017 feeding-premature-baby.jpg.2016-08-18-09-41-27

A prática do aleitamento materno traz benefícios fisiológicos, psicológicos e sócio-econômico culturais tanto para a mãe quanto para o bebê. A amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas previníveis. O estímulo da amamentação exclusiva salva 6 milhões de crianças por ano.

Popularizado como sendo o Mês do Aleitamento Materno, o Agosto Dourado foi oficializado no final de abril como o período de intensificação das ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno com a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 24/2017, de autoria da deputada federal Dulce Miranda (PMDB-TO). O documento seguiu e foi confirmado em sansão presidencial. O presidente Michel Temer sancionou o PL 24/2017, que institui agosto como o Mês do Aleitamento Materno, e o PL 25/2017, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para garantir o direito a acompanhamento e orientação à mãe com relação à amamentação.

Ao longo do mês de agosto deverão ser intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como realização de palestras e eventos; divulgação de informações nas diversas mídias; reuniões com a comunidade; ações de divulgação em espaços públicos; iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

ALEITAMENTO MATERNO

Segundo Rodrigo Carvalho, nutricionista e membro da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Rede IBFAN) Brasil, em publicação do site Aleitamento.com em defesa da instituição do Agosto Dourado, "o leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas."

Há vinte anos, no mês de agosto, ações em todo o mundo são voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Diversas organizações governamentais e não governamentais, comunidades científicas e populares, grupos religiosos e outros se mobilizam para promover, proteger e apoiar a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e complementado até dois anos ou mais. Esse evento tem na sua importância o apoio e a proteção à saúde materno-infantil.

Serão trinta dias para a celebração da promoção, proteção e apoio, e uma cor especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico, o dourado, confirmando o seu padrão ouro de qualidade. O Agosto Dourado poderá conferir maior visibilidade à prática que beneficia a mulher, o seu bebê, sua família, bem como às redes sociais de apoio e o meio ambiente em que se vive.

A ONG Prematuridade.com apoia esta causa e fica muito feliz com a conquista. Celebrar o aleitamento materno é fundamental e nós, como representantes das famílias e cuidadores de prematuros, nos unimos a esta comemoração com muito orgulho!

Fontes: Aleitamento.com, Agência Senado, Portal FMB, Eu apoio leite materno Palácio do Planalto.
(Foto: Reprodução) 



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se