• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Ações para gestantes e bebês garantiram Selo Unicef para Teresina

18/01/2017 bebe

A gravidez é um dos momentos mais delicados na vida de uma mulher. O momento requer todo um acompanhamento do pré-natal para garantir uma gravidez sem maiores problemas. Nesse sentido, a Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) participa de todo esse processo com oferta de consultas e exames em todas as fases da gravidez até mesmo após o parto.

E foi esse acompanhando integral que garantiu, entre outras ações de saúde, educação e assistência social, que a Prefeitura de Teresina conquistasse o Selo Unicef, criado pelo Fundo das Unidas para a Criança. Entre as ações realizadas pela FHT que contribuíram para essa conquista teve a participação nas ações realizadas na Semana do Bebê. Na ocasião, foram executadas atividades educativas com as mães que tiverem seus filhos nas maternidades municipais; nas ações de assistência ao pré-natal entre elas consultas, exames e ações educativas, vinculação da gestante à maternidade e entrega de cadernetas de saúde da gestante.

Além disso, a criação do Comitê Hospitalar de análise para a Prevenção de Óbito Materno, Infantil e Fetal, também foi outra ação realizada para reduzir os índices de mortalidade materno e infantil. Outra ação realizada foi a emissão de registro de nascimento nas maternidades, que contribuiu para o alcance do resultado do percentual de crianças de até um ano de idade com registro civil.

Com o filho nos braços, Karine de Sousa, 16 anos, teve a criança de parto normal, no Centro de Parto Normal, bairro Buenos Aires. “O atendimento pelas enfermeiras e médico me deram tranquilidade e me explicaram tudo que é bom para a mulher e para a criança quando o parto é normal, me mostraram o lugar onde eu teria meu filho. Eu senti muita segurança e fiquei feliz em poder ter o melhor para mim e para meu filho porque eu nem pensava que seria parto normal”, diz.

O músico Vagner Luís, 28 anos, acompanha a esposa e filho nos atendimentos na Maternidade Professor Wall Ferraz, bairro Dirceu, e o último atendimento aconteceu esta semana para realizar o teste do pezinho. “Acompanho tudo e todo o atendimento da minha esposa desde o pré-natal até agora com os exames do bebê é muito bom”, diz.

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma certificação internacional que reconhece o esforço dos municípios que mais avançam em termos de políticas públicas que promovem, protegem e realizam direitos de crianças e adolescentes.

Capacidade de Atendimento

As quatro maternidades municipais de Teresina localizadas nos bairros Satélite, Buenos Aires, Promorar e Dirceu oferecem 180 leitos, entre obstétricos, de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINCO).

Reformas estão sendo feitas nas Maternidades Municipal Professor Wall Ferraz e do Promorar para dobrar a quantidade de leitos para bebês que necessitam de cuidados especiais. Com os leitos de UTIN são atendidos os recém-nascidos graves ou com risco de morte. A UCINCo é uma unidade semi-intensiva, destinada aos recém-nascidos com risco médio de complicações e que necessitam de assistência contínua.

A presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcêz, explica que esses tipos de leitos são para atender em sua maioria prematuros com baixo peso, com complicações respiratórias e cardíacas. “Bebês com algum desses problemas podem ir a óbito se não receberem atendimento com profissionais especializados e equipamentos para que possam se desenvolver com boa saúde”, diz, acrescentando que os bebês não sobreviveriam sem esses cuidados de profissionais especializados e medicamentos.

As maternidades possuem consultório de aleitamento materno, salas para realização dos testes da Orelhinha, do Pezinho e do Coraçãozinho. As maternidades dos bairros Dirceu e Satélite possuem posto de coleta de leite humano, além de desenvolverem o método Canguru para melhor desenvolvimento dos bebês prematuros.

Todas as maternidades oferecem cursos para gestantes com palestras e orientações sobre riscos de doenças na gravidez, alimentação saudável e cuidados com o recém-nascido. O Centro de Parto Normal inaugurado em agosto deste ano funciona com equipamentos que atendem de forma humanizada a mulher no parto norma nos quartos pré-parto, parto e pós-parto (PPP), banheira de hidromassagem e outros equipamentos para a realização de diversos tipos de partos normais. Na Maternidade do bairro Promorar, zona Sul, está em execução a obra de construção de quartos PPPs.

Fonte da notícia: Capital Teresina (notícia original publicada em 27/12/16)
(Foto: Ascom) 



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se