• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

A união pelo Novembro Roxo encanta o país

01/12/2016 dmp-foto-email-fabianacaminhadapassofundors-05

O mês de novembro foi incrível para nós. Com o objetivo de levar informação ao maior número possível de pessoas, gerando conscientização para uma causa que ainda precisa ser mais conhecida, conseguimos unir o Brasil em prol dos prematuros. Todo ano nascem 15 milhões de bebês prematuros no mundo. No Brasil, acontecem cerca de 340 mil nascimentos antes das 37 semanas de gestação, sendo que o país está em 10º lugar no ranking de prematuridade. Além disso, a prematuridade pode deixar sequelas físicas para os bebês e traumas psicológicos para os pais. Muitas vezes é possível prevenir o parto prematuro e minimizar os danos causados aos bebês, e foi com o intuito de fazer esse alerta e de sensibilizar a população que existe o Novembro Roxo, com o ápice no Dia Mundial da Prematuridade, 17 de novembro.

Através de e-mails, telefonemas e mensagens em redes sociais, a ONG Prematuridade.com - Associação Brasileira de pais, familiares, amigos e cuidadores de bebês prematuros auxiliou na organização de ações de conscientização em mais de 10 estados e também o Distrito Federal. Os quase 60 eventos que foram realizados estão cadastrados no nosso hotsite exclusivo do Dia Mundial da Prematuridade. Foi lindo demais ver grupos de mães se reunindo para trocar experiências sobre a prematuridade, voluntários dando palestras, hospitais de diversas cidades promovendo programações completas com as mais diversas atividades, além de caminhadas, encontros e piqueniques feitos para integração das famílias e equipes. Além disso, edifícios e construções iluminaram-se nos tons de roxo, cor-símbolo da campanha. 

Em Brasília (DF), a ação de sensibilização da ONG Prematuridade.com foi um sucesso. Foi organizada uma atividade para mobilizar os parlamentares sobre o tema da prematuridade no dia 17 de novembro. Representada pela Diretora executiva, Denise Suguitani, a ação de conscientização aconteceu no Espaço Mário Covas, no hall de entrada do Anexo II da Câmara dos Deputados. Com uma equipe de apoio, foram distribuídos mais de 4 mil folders informativos, falando sobre as estatísticas da prematuridade no Brasil e suas consequências. O objetivo da ação foi mostrar a importância do tema e pedir o apoio dos parlamentares aos projetos relacionados à causa dos bebês prematuros, como, por exemplo, para o projeto que estende a licença-maternidade para mães de bebês prematuros; mais de 60 parlamentares firmaram compromisso público em apoiar esse e outros projetos. (Leia mais aqui.)

Em Passo Fundo (RS), mais de 400 pessoas coloriram a Praça Tamandaré de roxo, no dia 19 de novembro, na 1ª Caminhada pela Prematuridade, promovida pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), por meio do Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro e com a parceria da ONG Prematuridade.com. Além da caminhada, profissionais, pais, crianças e a comunidade vestiram-se de roxo, abraçaram a praça, simbolizando o apoio a causa e à todas as crianças prematuras. O evento superou as expectativas da equipe e atingiu o seu objetivo. A ONG Prematuridade.com, parceira do evento, que tem como compromisso representar os interesses e lutar pelos direitos e bem-estar dos bebês prematuros e suas famílias no Brasil, esteve representada na ocasião pela Vice-diretora executiva Aline Hennemann, que se emocionou com a intensidade do evento. “A caminhada de Passo Fundo foi a primeira no Rio Grande do Sul e me emocionou muito. Um evento cheio de amor e de carinho onde a equipe toda se envolveu. Se cada um que esteve aqui sair e falar um pouco sobre prematuridade, nós vamos criar uma corrente do bem, pois o que queremos é prevenir o parto prematuro e sabemos que para isso precisamos de educação e informação”, enfatizou Aline, evidenciando ainda, que as ações do Novembro Roxo visam explicar e mostrar como é o universo da prematuridade, além de reforçar a importância do pré-natal.

Já em Porto Alegre (RS), a ONG Prematuridade.com - Associação Brasileira de pais, familiares, amigos e cuidadores de bebês prematuros promoveu uma manhã de conscientização e muito amor à causa da prematuridade no dia 20 de novembro. Vestidas de roxo, cor-símbolo dos prematuros, mais de 700 pessoas se reuniram no Parque da Redenção, para caminharem juntas mostrando seu apoio. O objetivo é ajudar a mudar a realidade do nosso país, 10° lugar no ranking mundial de partos prematuros, com 1 prematuro em cada 10 bebês nascidos no Brasil. O evento foi um sucesso, contando com atividades para as crianças, vendas de camisetas com valor arrecado para a ONG e a caminhada em torno do Espelho D' Água, soltando balões roxos ao final do percurso para comemorar o Novembro Roxo, Mês da Prematuridade. (Leia mais aqui.)

Em São Paulo, dois eventos tiveram destaque no final de novembro. Para encerrar a I Semana da Prematuridade do ABC, no dia 26 de novembro, a Clia Psicologia, com apoio da ONG, convidou a todos para um piquenique no Parque Celso Daniel, em Santo André. Várias famílias levaram seus pequenos para participar e aproveitar o dia com brincadeiras monitoradas para as crianças, além de compartilhar de um lanche da tarde. Já no dia seguinte, 27, com apoio da Chiesi Farmacêutica, AACC Pequenos Corações, AbbVie Farmacêutica e Instituto Zero a Seis, a ONG Prematuridade.com promoveu um encontro no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) para famílias e amigos de prematuros, com a intenção de chamar atenção e sensibilizar a população para a causa da prematuridade.

Para encerrar esse mês lindo de muito sucesso, disponibilizamos na quarta-feira, dia 30/11, o álbum no Facebook com fotos que recebemos dos eventos referentes ao #NovembroRoxo e #DiaMundialdaPrematuridade. Confira aqui. 

E também editamos esse vídeo sobre a Caminhada de Porto Alegre, que foi ao ar hoje, para ilustrar toda a união que acompanhamos de norte a sul do Brasil vestindo roxo pelos prematuros:

Lembramos que, mesmo concentrando nossos esforços em novembro, Mês da Prematuridade, nosso trabalho segue ao longo de todo ano. Para isso, contamos sempre com o apoio espetacular do público e colaboração dos nossos parceiros.

OBRIGADO A TODOS VOCÊS!

Um beijo especial a todos que estão sempre ao nosso lado vestindo roxo todos os dias,

Equipe ONG Prematuridade.com - Associação Brasileira de pais, familiares, amigos e cuidadores de bebês prematuros


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se