• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

5 coisas que você NUNCA deve dizer aos pais de um prematuro

03/06/2012


Por Carolyn Castiglia

"Uma comunidade online chamada Inspire.com publicou um relatório chamado "Comentários insensíveis e seu impacto sobre as mães de prematuros".

Dos 630 pais de prematuros que responderam à pesquisa, mais da metade disse ter ouvido comentários desagradáveis sobre seus filhos, contribuindo mais ainda com o estresse e sentimento de isolamento daquele momento, relata a ABC News.

20% dos pais disseram que se afastaram de ou desfizeram relações com uma ou mais pessoas importantes em suas vidas, em função de comentários feitos após o nascimento do bebê prematuro.

Mas antes de passar um zíper na boca, é importante entender como suas palavras podem afetar os pais de um prematuro, principalmente a mãe, que está vulnerável e em risco para depressão pós-parto e até mesmo estresse pós-traumático.

Com isso em mente, aqui estão 5 coisas que você NUNCA deve dizer a uma mãe ou pai de prematuro:

1) "Oh, como ele é pequeno!"

É... é melhor ficar calado mesmo.

2) "Ah, não fique triste... até que ele é bem grande para um prematuro!"

Assim você acaba invalidando os sentimentos da mãe.

3) "Você deve estar muito feliz em ter um deles em casa!"

No caso de gêmeos ou múltiplos, tenha certeza de que o coração da mãe está em pedaços por deixar um dos filhos no hospital e ter que se dividir entre eles o tempo todo. Ela com certeza pensa "pelo menos antes eles tinham um ao outro".

4) "Não se preocupe, a próxima vez não vai ser assim tão ruim..."

Péssimo comentário! Não ajuda em nada e ainda faz pressão para uma nova gravidez (que a mãe do prematuro não pode nem cogitar naquele momento).

5) "Ele já saiu da UTI, você precisa relaxar!"

Toda mãe sabe que relaxar é importante, até porque ninguém nos deixa esquecer: a equipe médica, o pai da criança, a sogra... O fato do bebê ter tido alta da UTI não faz dele um superbebê. As pessoas têm que entender que é impossível ficar totalmente relaxada nas primeiras semanas com um prematurinho em casa."

Adorei esse texto do Babble.com!

Claro, sabemos que na maioria das vezes os comentários são feitos com a melhor das boas intenções, na tentativa de "consolar" o pai ou a mãe. Porém, é preferível o silêncio do que dizer aquilo que não temos certeza se vai ajudar...

E certamente existem inúmeras outras frases e comentários, ou até mesmo atitudes que podem magoar os pais de um bebê prematuro. Por isso, que tal se ajudássemos ainda mais as pessoas a não dizer besteira montando um novo "Top 5" das frases que não devem ser ditas aos pais de prematuros? Me ajudam? Então passem lá na nossa fanpage e deixem sua contribuição: www.facebook.com/Prematuridade

Beijos e boa semana!

Fonte: http://blogs.babble.com/strollerderby/2011/06/15/5-things-not-to-say-to-the-parent-of-a-preemie/

E que tal... "Quanto ele pesa? (...) Nossa! O meu pesa bem mais!E por aí vai...

Confiram, já saiu a nova lista de comentários proibibos, graças a ajuda das nossas amigas de Facebook.

Acessem: "Coisas que você NUNCA deve dizer aos pais de um prematuro parte 2: a missão"

 

 


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se