• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

3ª ação de sensibilização ​no Congresso Nacional

09/11/2018 O tema da prematuridade esteve em pauta no Congresso Nacional dia 06 de novembro na 3ª edição da ação de sensibilização dos parlamentares para a causa da prematuridade no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

A Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com) busca sensibilizar parlamentares e sociedade civil, no mês em que se comemora o Dia Mundial da Prematuridade, para o aprimoramento de políticas públicas voltadas à causa dos bebês prematuros. O tema da prematuridade esteve em pauta no Congresso Nacional dia 06 de novembro em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado internacionalmente em 17 de novembro. A ONG realizou a 3ª edição da ação de sensibilização dos parlamentares para a causa da prematuridade no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Durante todo o dia, a diretora-executiva e fundadora da Prematuridade.com, Denise Suguitani, esteve com a equipe e voluntários distribuindo materiais informativos, conversando com o público e buscando apoio de parlamentares. O trabalho de advocacy (busca de políticas públicas) da Associação já conquistou resultados positivos como a criação da Frente Parlamentar Mista para a Causa da Prematuridade, em 2017, que tem entre seus objetivos buscar o aperfeiçoamento da legislação relativa à prevenção de partos prematuros, condições ao adequado desenvolvimento dos bebês prematuros e a garantia de apoio à família e cuidadores de prematuros.

O objetivo nessa atividade anual é buscar apoio político para os projetos de lei, de emenda constituicional e demais políticas públicas voltadas para o interesse da saúde e do bem-estar dos prematuros e suas famílias. "Para nós é importante porque esse ato dá visibilidade para a causa através da nossa presença divulgando o parto prematuro e e suas consequências, principalmente com a adesão à Frente Parlamentar Mista da Prematuridade, que envolve senadores e deputados". Essa bancada reflete força para a prematuridade e procura agilizar os trâmites dos processos para os direitos dos prematuros. "Essa 3ª edição foi um sucesso! Conversamos com muitos parlamentares e coletamos diversas novas assinaturas, devido à renovação da legislatura que ocorre em janeiro, e também retificando aqueles que já haviam aderido anteriormente", comemora Denise.

Confira aqui o álbum de fotos da atividade.

A prematuridade no Brasil

Dados nacionais sobre a incidência de partos prematuros são alarmantes, a cada dez nascimentos no Brasil, ao menos um é prematuro, sendo esta a principal causa de mortalidade infantil no Brasil. O Brasil é o 10º país no ranking de nascimentos prematuros, anualmente nascem cerca de 350 mil bebês antes da 37ª semana de gestação, sendo que um terço dos bebês morrem antes de completar um ano de idade. De acordo com dados da Escola Nacional de Saúde Pública (Enso/Fiocruz), de dezembro passado, o índice de partos prematuros no País atinge 11,5% dos nascimentos, percentual duas vezes maior do que registrado na Europa. Entre as causas apontadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) à realidade nacional estão: gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natal, aumento de utilização de métodos de reprodução assistida, entre outras.

As consequências de partos prematuros são inúmeras, pois a idade gestacional determina o desenvolvimento dos órgãos. Conforme o período de prematuridade do nascimento, há grande incidência de problemas de visão, audição, desenvolvimento físico e/ou mental. Vale ressaltar que cada ser humano é único, portanto, a reação de cada bebê depende de diversos fatores. Nesse sentido, torna-se fundamental que haja oferta de cuidados especiais à saúde de crianças prematuras e condições para que pais e cuidadores possam dedicar a necessária atenção aos pequenos. Entre as indicações para melhor desenvolvimento de bebês nascidos antes do tempo necessário para sei completo desenvolvimento está o Método Canguru, tema eleito pela Prematuridade.com à Campanha do Dia Mundial da Prematuridade 2018.

Novembro Roxo

Além da ação em Brasília, a ONG realiza atividades em várias cidades do País pelo Dia Mundial da Prematuridade e pelo Novembro Roxo, mês inteiro dedicado à causa da prematuridade. A entidade também colocou à venda camisetas com a campanha deste ano para arrecadar fundos ao seu trabalho e dar visibilidade ao tema. A Prematuridade.com realiza um trabalho de acolhimento das famílias através de sua plataforma digital, além disso suas ações visam reduzir a incidência da prematuridade e diminuir os danos à saúde dos bebês, causados pelo nascimento antecipado, levando informação e apoio online às famílias, principalmente com projetos voltados à prevenção do parto prematuro, com educação continuada para equipes neonatais e na área chamada de advocacy junto ao poder público.

(Fotos: Fabiano Neves)



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se