• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Novembro Roxo 2018

Confira o vídeo oficial da campanha.

Está chegando: 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade! 1 em cada 10 bebês nasce prematuro e o Novembro Roxo promove um mês inteiro de ações, buscando chamar a atenção para a causa da prematuridade. Em 2018, devido ao feriado nacional do dia 15 de novembro, a ONG Prematuridade.com organiza suas atividades públicas para 11 de novembro (domingo). A participação da sociedade é fundamental nessa campanha que visa mudar a realidade: convide sua família, amigos, colegas, sua equipe de trabalho! Fale sobre a data, o tema e use a cor roxa. Confirme sua presença no nosso evento no Facebook e compartilhe fotos vestindo roxo com as hashtags da campanha (#DiaMundialdaPrematuridade #NovembroRoxo). Juntos somos muito mais fortes!

Método Canguru

Em 2018, o foco central da campanha organizada pela ONG Prematuridade.com valoriza o Método Canguru, presente, inclusive, nas camisetas oficiais deste ano. O Método Canguru é uma política nacional de saúde que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém‑nascido (RN) e sua família. Este método compreende três etapas nas quais a equipe de profissionais da Unidade Neonatal (UN) deve estar preparada para oferecer um atendimento de Saúde qualificado, observando a individualidade de cada criança e de sua história familiar. Dentre as recomendações do MC, temos a posição Canguru que tem objetivo proporcionar ao recém‑nascido e a seus pais o contato pele a pele, oferecendo ao RN a sensação de proteção e vínculo e favorecendo à mãe/pai competência para cuidar de seu filho.

Confira aqui o vídeo oficial da campanha de 2018:

Sobre a prematuridade

O Brasil é 10° país no ranking mundial da prematuridade, tema apoiado pela Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com). Gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais, tabagismo e a desinformação são alguns dos desencadeadores do parto prematuro no Brasil, segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Para lembrar a data, representar os interesses e lutar pelos direitos e bem-estar dos bebês prematuros e de suas famílias, a ONG prepara ações no Congresso Nacional, em Brasília, buscando instituir formalmente 17 de novembro como Dia Nacional da Prematuridade no país, e pôr em prática iniciativas que visam reduzir a incidência da prematuridade e diminuir os danos à saúde dos bebês, causados pelo nascimento antecipado. Estão em tramitação no Congresso projetos que estabelecem diretrizes de enfrentamento do parto prematuro no país (PLS 742/2015) e uma Proposta de Emenda à Constituição sobre a extensão da Licença Maternidade para mães de prematuros - PEC 99/2015.

Novembro Roxo

O mês de novembro é o escolhido para comemorar o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado globalmente no dia 17. Para chamar a atenção da sociedade sobre esse tema tão importante, a ONG Prematuridade.com está organizando atividades em todo o país juntamente com hospitais, instituições e voluntários. Desde 2013, várias cidades realizam seus eventos como jornadas, palestras, caminhadas, exposições, piqueniques, rodas de conversa, entre outros, que você pode acompanhar em nosso site e nossas páginas nas redes sociais.

As camisetas do Dia Mundial da Prematuridade já estão à venda! Esse ano, as camisetas produzidas pela ONG estão disponíveis aqui: compre aqui tamanho infantil e compre aqui tamanho adulto.

As camisetas produzidas pela ONG contam com novo layout e já estão à venda: compre aqui o body, compre aqui tamanho infantil e compre aqui tamanho adulto. Você pode adquirir as camisetas na loja virtual da Baby Chocolate e também na loja física, localizada na Galeria Casa Prado (Rua Dinarte Ribeiro, 148 loja 2), em Porto Alegre (RS). O valor arrecadado com a venda das camisetas é revertido para a ONG Prematuridade.com. Agradecemos, mais uma vez, a parceria da Baby Chocolate! O frete para compra online varia conforme a região em preço fixo pelos correios. 

Eventos do Dia Mundial da Prematuridade

Assim como tem sido no Brasil inteiro nos últimos anos, novembro será marcado por caminhadas, palestras e atividades relacionadas ao tema. Os eventos em alusão a prematuridade e ao Novembro Roxo serão organizados para o dia 11 de novembro devido ao feriado nacional do mês.

Durante esse período de campanha, vale usar qualquer adereço (boné, lenço, bandana) ou roupa (camiseta, blusa) que seja roxo! Convide sua família, amigos, colegas, sua equipe de tabalho! Fale sobre a data e use a cor roxa (uma blusa, um lenço, um chapéu, etc.). 

Se você deseja organizar alguma ação na sua cidade, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected] para divulgarmos no site. Nossa equipe responsável ajuda você a preparar e tornar esse dia mais especial para a sua comunidade. Conte com o nosso apoio!

Sobre a ONG Prematuridade.com

A Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com, nasceu em 10 de abril de 2011 com um blog sobre prematuridade e uma página no Facebook. Em novembro de 2014, a iniciativa foi além e nasceu a ONG Prematuridade.com! A Organização não é vinculada a nenhuma marca, empresa ou instituição, mas trabalha em parceria com esses para a realização de projetos voltados à prevenção do parto prematuro, educação continuada para equipes neonatais e a área da busca de implementação de políticas públicas voltadas à causa – “advocacy”. Hoje a entidade está ligada as mais importantes organizações internacionais dedicadas à causa, a March of Dimes e a EFCNI – Fundação Europeia para o Cuidado dos Recém-nascidos, representando o Brasil na Rede Mundial de Prematuridade - World Prematurity Network. À frente da Associação Nacional Prematuridade.com estão Denise Suguitani, fundadora e diretora-executiva, Aline Hennemann, vice-diretora executiva, e uma equipe de apoiadores das áreas de Comunicação e Conselhos Fiscal e Científico.


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se