• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Mantendo a produção de leite materno enquanto o bebê ainda não suga


O bebê nasceu prematuro! E agora? Como fica o Aleitamento Materno? Ainda vou ter leite quando o bebê puder sugar? Por onde começar?

Bem, mesmo que o bebê não esteja com você no quarto da maternidade, e não haja perspectivas dele sugar o seio tão cedo, é preciso pensar logo de cara na amamentação, que vai ser essencial para que ele se desenvolva forte e livre de doenças.

Seguindo a orientação da equipe de profissionais do hospital, o primeiro passo é ordenhar o colostro, aquele primeiro leite meio transparente e viscoso que sai do seio. O ideal é que isso seja feito nas primeiras 24 horas apóso parto.

A ordenha pode facilmente ser feita com as mãos (peça orientação profissional) ou com uma bombinha (manual ou elétrica). Não tenha vergonha de procurar ajuda. Pode ser que você só "pegue" o movimento olhando alguém fazer.

Faça a extração do leite com uma frequência aproximada de 3/3 horas, de seis a oito vezes por dia. No começo, a quantidade de leite que sai é mínima, mas não desista. Olhar para uma foto do seu filho no momento da esgota pode ajudar na produção.

Tente não ficar mais de 6 horas sem tirar leite, há risco dele empedrar. E sempre que sentir que suas mamas estão ingurgitadas (bem cheias), realize a ordenha. Quanto mais regulares forem as ordenhas, maior será a produção.

Você verá que logo estará craque na operação e será uma ávida frequentadora do lactário ou banco de leite do hospital. Não se esqueça de beber muita água, no mínimo 2 litros por dia!

Em algumas cidades, é possível encontrar bombinhas elétricas para alugar, para facilitar a retirada do leite em casa, quando você já tiver tido alta. Informe-se no próprio hospital.

Veja aqui dicas para realizar a ordenha em casa e como armazenar o leite materno, e aqui um vídeo explicando como realizar esse processo.

Com o passar dos dias, à medida em que desenvolve os reflexos naturais de sucção e de deglutição, o bebê fica apto a alimentar-se por via oral. Daí cabe à equipe da UTI Neonatal avaliar a viabilidade da amamentação começar.

Mas uma coisa é certa: desde o nascimento do bebê, mantenha a ordenha do leite - quanto mais você ordenhar, mais leite vai produzir!


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se