• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Equipamentos de UTI

img-stock-NICU-equipment

A primeira visita à UTI pode ser assustadora.

São inúmeros fios, tubos e monitores que você provavelmente não faz ideia para quê sirvam, mas são eles que estão mantendo os sinais vitais do seu bebê estáveis.

Você não precisa se tornar um expert em equipamentos de UTI, mas é importante saber ao menos qual a principal função de cada um: 


Incubadora

Tem por função substituir o útero materno, mantendo um ambiente quente e regulando a temperatura do bebê. Proporciona a umidade necessária ao equilíbrio do bebê e protege-o das infecções e do barulho.

  

Monitores de frequência cardíaca e respiratória

Atravésde fios que terminam em pequenos adesivos que são colocados no peito e no lado esquerdo da barriga do bebê, informa como é o ritmo cardíaco e respiratório do bebê.


Oxímetro 

Através de uma pequena tira com uma luzinha vermelha colocada no braço ou no pé do bebê, mede continuamente a oxigenação do sangue e permite regular a quantidade de oxigênio que ele precisa.

 

Catéteres centrais e periféricos

Pequenos tubos inseridos na veia do bebê, os chamados catéteres, possibilitam a administração de soro e medicação que o bebê necessita nas primeiras horas e talvez dias. Este catéter pode ser periférico e estar colocado nos membros superiores, inferiores ou na cabeça. Já o cateter central pode ser colocado nos primeiros dias de vida numa das veias ou artéria do cordão umbilical ou pode ser colocado numa das veias dos braços, da região do pescoço, virilha e tórax. Os catéteres centrais (PICC) são de longa duração e como tal evitam que o bebê tenha que ser puncionado (picado) repetidamente.

 

Ventilador

Permite fazer vários tipos de ventilação, que vão desde a ventilação completa até uma pequena ajuda quando o bebê esquece de respirar. A ventilação é feita através de tubos que entram na incubadora e se ligam ao bebê através de um tubo endotraqueal que se encontra na boca ou no nariz e vai até a traquéia do bebê.


CPAP 

Quando o bebê necessita apenas de uma pequena ajuda para respirar, utiliza-se um aparelho chamado CPAP, que através de pequenos tubos colocados no nariz e fixos a uma touca o ajudam a respirar. CPAP é a sigla para "Continuous Positive Airway Pressure", que significa pressão positiva contínua nas vias aéreas.

 

Sonda gástrica

Éum pequeno tubo que pode ser introduzido na boca (oro) ou no nariz (naso) e que vai até o estômago, servindo para verificar o conteúdo do estômago (resíduo gástrico) e, principalmente, para alimentar o bebê.


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se