• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Checklist para a alta

A143_2

É chegado o momento da alta da UTI Neonatal!

O tão esperado dia, dia em que o bebê prematuro nasce pela segunda vez... Família e amigos ansiosíssimos. Obviamente não mais do que os próprios pais, que esperam há dias ou meses por aquele momento.

Bem, em meio a tantas coisas que passam na cabeça nessa hora, é importante garantir que o essencial esteja ok para levar o bebê para casa. Veja aqui algumas dicas de coisas importantes a serem lembradas:

Uso de equipamentos

Certifique-se de que você entende como realizar todos os procedimentos ou como utilizar equipamentos que seu bebê prematuro possa precisar em casa.

Pratique antes dele ter alta e peça para um membro da equipe da UTI Neonatal observar enquanto você estiver utilizando o equipamento ou administrando o medicamento ou dieta, para que tenham certeza que você está fazendo corretamente.

Esclareça suas dúvidas quanto à medicação que ele vai utilizar em casa e certifique-se que você sabe como oferecê-los, para quê eles servem, e se há efeitos colaterais que eles possam provocar.

Teste os equipamentos

Alguns prematuros que apresentam apnéia da prematuridade podem precisar de um monitor de frequência respiratória em casa, que avisa se o bebê pára de respirar durante o sono. Lembre-se que carícias suaves no rosto, braços ou pernas, ajudam a estimularo bebê a voltar a respirar.

Outros podem precisar de oxigênio e, nesse caso, o médico e/ou o fisioterapeuta podem ensinar como utilizar esses equipamentos.

Consultas de acompanhamento

Organize sua agenda para as consultas de acompanhamento da saúde do seu filho. Dependendo das necessidades do bebê prematuro, ele pode precisar de acompanhamento de alguns especialistas, sendo os mais comuns (além do próprio pediatra que o acompanha):

- Neurologista

- Oftalmologista

- Enfermeira ou técnico de enfermagem de Home Care

- Nutricionista

- Fisioterapeuta

- Fonoaudiólogo

Cadeirinha / Bebê conforto para o carro

Assegure-se de que o bebê conforto escolhido para transportar o bebê para casa é realmente adequado. Alguns possuem acessórios extras para garantir mais conforto e segurança aos bebês menores, como almofadinhas de encosto ou aquelas para não deixar a cabecinha do bebê solta demais.

Você pode pedir à equipe da UTI para levar a cadeirinha um dia antes da alta programada e testar se está tudo ok.

Proteção contra infecção

Uma vez que o prematuro nasceu antes do tempo e seu organismo ainda não está maduro, eles são mais vulneráveis à infecção, especialmente infecções respiratórias, como o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Para prevenir infecções, aí vão algumas dicas:

    • Tenha certeza que todas as pessoas que tocam seu bebê, SEMPRE lave bem as mãos antes de fazê-lo
    • Pessoas que estão doentes não deve entrar em contato com seu prematuro
    • Enquanto ele for vulnerável (e quem determina esse período é o pediatra que o acpmpanha), evite levar seu bebê a lugares públicos, como shoppings, creches, supermercados e restaurantes
    • Nunca permita que fumem perto do seu pequeno
    • Pergunte ao pediatra sobre a necessidade e quais os procedimento para que seu bebê receba a vacina contra o VSR

Acesse nosso hotsite sobre palivizumabe e imunização do prematuro.

Clique aqui para ler mais sobre cuidados com o prematuro ao ao receber visitas em casa.

Técnica de reanimação em caso de parada cardio-respiratória (PCR)

Aulas de PCR podem estar disponíveis para pais de prematuros em alguns hospitais, pergunte à equipe da UTI como você pode fazer para ter noções básicas sobre essa técnica.

Saiba a posição mais segura para o bebê dormir

Pergunte ao pediatra se há alguma recomendação específica para seu bebê, do contrário, a recomendação é que o bebê, seja ele prematuro ou não, durma de barriga para cima, e não de lado como se costumava orientar.

Na UTI o bebê provavlemente dormia de barriga para baixo, mas lembre ele estava sob supervisão constante da equipe e essa posição não é recomendada uma vez em casa.

Dormir de barriga para cima evita sufocamento e a morte súbita.

É aconselhado também retirar do berço cobertores não utilizados, bem como roupas e brinquedos.

Mantenha um diário

É válido para você, e para o pediatra, que você mantenha um registro das etapas do desenvolvimento e conquistas do pequeno. Não importa o quão pequena aquela atitude ou acontecimento possam parecer, se você achar que é importante ou interessante, anote.

Faça perguntas

Se você ficou com alguma dúvida sobre qualquer coisa a respeito da saúde do seu prematuro, não hesite em ligar para o pediatra e/ou para a UTI Neonatal, para que os profissionais que estiverem de plantão possam lhe ajudar, nem que seja pelo telefone.

Fonte: livre tradução de preemiehelp.com


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se