• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Centenas de famílias realizam II Caminhada da Prematuridade RS

Centenas de pessoas vestidas de roxo participaram da II Caminhada da Prematuridade RS realizada no Parque da Redenção, em Porto Alegre (RS).

Com o objetivo de chamar a atenção e sensibilizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com o prematuro, a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com) reuniu, nesta quarta-feira, dia 15, pais, familiares e amigos de bebês prematuros, crianças, profissionais da saúde no Parque da Redenção, em Porto Alegre (RS). Na ocasião, centenas de pessoas vestidas de roxo (cor que simboliza a causa da prematuridade), com balões e cataventos roxos, participaram da II Caminhada da Prematuridade RS realizada dentro do parque.

Dentre as famílias presentes no evento, estava a do pequeno Klaus Vieira Fauth, que hoje tem um ano. Ele nasceu prematuro de 22 semanas em outubro do ano passado. Conforme a mãe Maressa Fauth, ele ficou cinco meses e meio internado na UTI neonatal. "Foram momentos difíceis, só quem vivencia essa experiência sabe o que ela significa. Ele passou por quatro cirurgias e hoje está super saudável, sem nenhuma sequela", comenta. Maressa teve um problema no útero e por isso a gestação precisou ser interrompida tão cedo, tomou todos os cuidados necessários, fez o pré-natal, mas não foi o suficiente.

E é esse alerta sobre a importância dos cuidados, que a ONG pretende dar com essa ação e com a campanha desenvolvida no mês do Novembro Roxo. No intuito de levar informação ao público presente no parque, houve a distribuição de materiais explicativos. O Brasil hoje é o 10º país no ranking de partos prematuros, com um prematuro em cada 10 bebês nascidos no Brasil. "Queremos levar informação às pessoas sobre a gravidade do nascimento prematuro, alertando as mulheres para que não deixem de fazer o acompanhamento adequado durante o período da gestação. Neste ano nossa campanha chama a atenção para a doação de leite materno, pois ela pode mudar o destino de muitos bebês prematuros", enfatiza a diretora da Associação Brasileira, Denise Suguitani. O tema central da campanha organizada pela Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com) estimula a doação de leite materno, tendo em vista que ela pode salvar vidas. O Brasil conta, atualmente, com 218 bancos de leite e mais 138 pontos de coleta, entretanto, com frequência muitos desses locais têm problemas no estoque.

O evento realizado pela ONG Prematuridade.com teve o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, de universidades e hospitais públicos e privados, como Hospital Moinhos de Vento, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Grupo Hospitalar Conceição, UniRitter, Seja Doce com os bebês, Hospital Mãe de Deus, Pequenos Valentes, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Instituto de Cardiologia, PUCRS, e NACES Núcleo de assessoria e consultoria em educação e saúde, dos laboratórios Chiesi e Abbvie e a banda Bilhedall.

A ONG Prematuridade.com agradece imensamente a todos os envolvidos neste evento, especialmente aos familiares e amigos de prematuros que compareceram e caminharam ao nosso lado hoje. 

(Fotos: Evandro Oliveira/Divulgação
Vídeo: Brunna Weissheimer/Divulgação)



alexandrehenriquecomlogo01 Histórias Reais

A chegada do lindo Alexandre...

Relacionados

17 de Novembro Dia Mundial da Prematuridade Histórias reais

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se