• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

17 de novembro: amor e apoio para os prematuros no Dia Mundial da Prematuridade 2017

Chegou o dia mais importante e especial do ano: o Dia Mundial da Prematuridade!

Chegou o dia mais importante e especial do ano: 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade! 1 em cada 10 bebês nasce prematuro e o Novembro Roxo chama atenção para a causa da prematuridade visando mudar essa realidade. O lema de 2017 da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com) é Nascimento Antecipado, Cuidado Redobrado.

Hoje vale usar qualquer adereço (boné, blusa, chapéu, lenço, bandana) ou roupa (camiseta, blusa) que seja roxo! Convocamos todos a participar da campanha: convide sua família, amigos, colegas, sua equipe de tabalho! Fale sobre a data e use a cor roxa. Confirme sua presença no nosso evento no Facebook e compartilhe sua foto vestindo roxo com as hashtags da campanha (#DiaMundialdaPrematuridade #NovembroRoxo). Juntos somos muito mais fortes! 

Sobre a prematuridade

Gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais, tabagismo e a desinformação são alguns dos desencadeadores da prematuridade no Brasil, segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

No Brasil, segundo o inquérito nacional sobre partos e nascimentos, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgado em dezembro de 2016, a taxa de prematuridade é de 11,5%, quase duas vezes superior à observada nos países europeus. Deste percentual, 74% são prematuros tardios (nascidos entre a 34ª e 36ª semana gestacional). A cada 30 segundos um bebê morre em consequência do nascimento antecipado. A média mundial de nascimentos de prematuros é de 10%, sendo que no Brasil esta taxa está acima, chegando a 12%, o que faz do país o 10º no ranking de nascimentos prematuros.

Os estados com maior prevalência de prematuridade são Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os mineiros lideram o ranking de nascimentos com 12,9% e são seguidos por São Paulo e Distrito Federal, que dividem o segundo lugar com um percentual de 12,6% de nascidos prematuros.

Campanha de Doação de Leite Materno

No mês de novembro comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado globalmente no dia 17. Neste ano, o tema central da campanha organizada pel ONG Prematuridade.com estimula a doação de leite materno, tendo em vista que pode salvar vidas.

O Brasil conta, atualmente, com 218 bancos de leite e mais 138 pontos de coleta, entretanto, com frequência muitos desses locais têm problemas no estoque. Por isso, incentivar a doação é fundamental. A importância do aleitamento materno para o recém-nascido é indiscutível. Todos os anos estudos trazem em seus resultados as evidências que comprovam os seus benefícios. O leite materno diminui os riscos de infecção, melhora o sistema imunológico dos prematuros auxiliando na diminuição do tempo de permanência do bebê e de suas famílias nas instituições de saúde e por isso escolhemos esse tema para o Novembro Roxo.

Ações do Novembro Roxo

Para chamar a atenção da sociedade sobre esse tema tão importante, a ONG Prematuridade.com está organizando atividades em todo o país. Várias cidades já realizaram seus eventos como jornadas e palestras e outras estão organizadas para a realização de caminhadas, piqueniques, rodas de conversa, etc. Ano passado, 96 municípios em território nacional se mobilizaram na semana em que é comemorado o Dia da Prematuridade.

No dia 17 de outubro, data que marcou um mês do Dia Mundial da Prematuridade, a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com) esteve em Brasília realizando uma atividade de sensibilização com os parlamentares sobre o tema da prematuridad, no Espaço Mário Covas, no hall de entrada do Anexo II da Câmara dos Deputados. Na ocasião, foram distribuídos materiais informativos e se fará uma aproximação com o intuito de esclarecer aos deputados a importância da atenção à problemática da prematuridade. Veja aqui.

No dia 16 de novembro, na Câmara Municipal de Porto Alegre, Denise Suguitani, da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade) alertou vereadores e vereadoras, durante o período de Tribuna Popular da sessão ordinária, que os dados são alarmantes. “O Brasil está em 10º lugar internacionalmente em nascimentos prematuros”, destacou. “Em Porto Alegre, são 11,34% de prematuros em relação a outros nascimentos”. Para celebrar ainda mais esta data, com o apoio do Vereador Mendes Ribeiro, foi protocolada a Frente Parlamentar pela Causa da Prematuridade. Segundo o político, "a maior causa da mortalidade infantil precisa ter um espaço próprio de discussão no Legislativo". É uma conquista importante para o ano de 2017! Confira aqui.

Também integra as atividades do mês uma qualificação mediante plataforma on-line voltada à equipe multidisciplinar que trabalha junto aos bebês prematuros em UTIs Neonatais, berçários e maternidades. O workshop Prematuro: Uma questão de Pele visa instrumentalizar as equipes para que possam realizar as melhores práticas no cuidado com a pele do prematuro. A plataforma estará disponível no site até o final de novembro tem duas horas de duração. Para realizar a formação, que é gratuita, basta acessar o site e fazer o cadastro.

Sobre a ONG

A Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com, nasceu em 10 de abril de 2011 com um blog sobre prematuridade e uma página no Facebook. Em novembro de 2014, a iniciativa foi além e nasceu a ONG Prematuridade.com! A Organização não é vinculada a nenhuma marca, empresa ou instituição, mas trabalha em parceria com esses para a realização de projetos voltados à prevenção do parto prematuro, educação continuada para equipes neonatais e a área da busca de implementação de políticas públicas voltadas à causa – “advocacy”. Hoje a entidade está ligada as mais importantes organizações internacionais dedicadas à causa, a March of Dimes e a EFCNI – Fundação Europeia para o Cuidado dos Recém-nascidos, representando o Brasil na Rede Mundial de Prematuridade - World Prematurity Network. À frente da Associação Nacional Prematuridade.com estão Denise Suguitani, fundadora e diretora-executiva, Aline Hennemann, vice-diretora executiva, e uma equipe de apoiadores das áreas de Comunicação e Conselhos Fiscal e Científico.

A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com) agradece o apoio de todos os envolvidos nas ações deste mês. Vocês fazem toda a diferença!

Um beijo especial,

Equipe Prematuridade.com



O objetivo de aumentar o estoque para atender a demanda dos bebês prematuros. Aleitamento

Banco de Leite da Paraíba faz...

Relacionados

17 de Novembro Dia Mundial da Prematuridade Histórias reais

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se